Joseph Salvatore Renzulli e o conceito de superdotação

“…Devemos aceitar e celebrar diferenças e entender o valor para o nosso mundo quando às pessoas talentosas são dados tempo, ambiente e encorajamento, financeiro e emocional, para criar. Imagine como seria este mundo sem Beethoven, Pasteur, O’Keefe ou Bernhardt? Agora imagine o que aconteceria se alguns dos mais talentosos criadores de nossa civilização fossem forçados a se conformar e não recebessem nenhum apoio. Se não estivermos conscientes das maneiras de ajudar estes indivíduos a buscar sua produtividade criativa, tanto em idades precoces quanto em períodos posteriores de suas vidas, devemos então considerar o grande romance não escrito, o poema não concebido, a cura não desenvolvida e a guerra não evitada. Esta é a razão pela qual temos que continuar nossas explorações no entendimento de como promover a criatividade produtiva tanto nos adultos quanto nas crianças. “ Joseph S. Renzulli

Joseph Salvatore Renzulli (nascido em 7 de julho de 1936) é um dos mais influentes psicólogos educacionais no campo da Educação para Altas Habilidades/Superdotação (Gifted and Talented Education – GATE). Professor emérito de Psicologia Educacional da University of Connecticut, é fundador e ex-diretor do National Research Center on the Gifted and Talented, referência internacional em pesquisa e práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento do potencial humano.

Sua principal contribuição teórica é a Concepção dos Três Anéis da Superdotação, que redefine o talento como resultado da interação entre habilidade acima da média, criatividade e comprometimento com a tarefa. Esse modelo ampliou a compreensão tradicional da superdotação ao ir além de critérios exclusivamente psicométricos, influenciando políticas de identificação e atendimento educacional especializado de forma mais ética, inclusiva e cientificamente fundamentada.

Renzulli também defende práticas educacionais diferenciadas, como enriquecimento curricular, aceleração flexível, mentoria e aprendizagem autodirigida, destacando a importância de oferecer condições adequadas para que indivíduos com altas habilidades transformem potencial em produção criativa socialmente relevante.

Em reconhecimento ao impacto global de sua obra, em julho de 2025, a Universidade de Brasília (UnB), com apoio do Ministério da Educação (MEC), concedeu a Joseph Salvatore Renzulli o título de Doutor Honoris Causa, destacando sua contribuição pioneira e transformadora para a educação mundial.

Sua obra permanece como referência central para pesquisadores, educadores e formuladores de políticas públicas comprometidos com a promoção da criatividade produtiva, do potencial humano e da equidade educacional.

Deixe um comentário